Sobre

1. Descrição
O serviço do Repositório Institucional da UFSC conhecido também como Repositório de Conteúdo Digital permite o armazenamento, organização e publicação de  coleções digitais, como revistas, artigos, apresentações, programas, imagens, livros, vídeos, etc.
Trata-se de um acervo de arquivos digitais aberto para para a comunidade em geral e integrado a outros acervos existentes no mundo.
Este serviço é prestado através da disponibilização de um ambiente DSpace nos servidores da universidade. Cada campus da UFSC tem uma comunidade de alto nível no DSpace, ou seja, o primeiro nó da árvore.
Dentro da comunidade de alto nível serão criadas sub-comunidades para cada centro do campus. Cada uma dessas comunidades ficará sob responsabilidade de uma pessoa-chave do centro que gerenciará seu ramo da árvore de comunidades (criará e organizará sub-comunidades), as coleções que fazem sentido para o centro, avaliará e aprovará a inclusão de novos itens (conteúdos, propriamente ditos) nas coleções.

2. Pré-requisitos
A publicação de conteúdo é restrita a servidores (técnicos/administrativos e docentes) e alunos. A criação de novas coleções e comunidades pode ser requisitada penas por servidores, que por sua vez podem autorizar outros usuário (incluindo alunos) a interagir, alterar e publicar conteúdo nas mesmas. A operação do sistema é todo pelo navegador, sem a necessidade de utilizar um programa específico.

 3. Como acessar
 Uma vez disponibilizada a comunidade, sua gestão é realizada pelo próprio usuário, seguindo os tutorais e orientações presentes neste site. Basta um navegador web para utilizar o serviço.

4. Como requisitar
Para requisitar a criação de uma nova comunidade, um servidor (técnico/administrativo ou docente) deve abrir um chamado no site de atendimento da SeTIC, solicitando sua criação e informando o objetivo da mesma.

5. Forma de prestação
Trata-se de um autosserviço, disponibilizado em tempo integral. A gestão de backup dos dados armazenados é de responsabilidade da SeTIC, sendo o usuário responsável pela gestão do conteúdo e permissões de acesso ao conteúdo. A administração geral do Repositório é realizada pela Biblioteca Universitária e pela SETIC . No caso de dúvidas ou eventuais problemas deve-se abrir um chamado no site de atendimento da SeTIC.