TCC Procedimentos

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)

Regras Gerais  Alunos  Administradores/Revisores 

 

Regras Gerais

Informamos que, conforme previsto na Portaria nº 1853/2013/GR, de 26 de setembro de 2013, e na Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Universitária (BU), os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) são recebidos apenas em formato digital (PDF/A), via depósito no Repositório Institucional (RI) da UFSC, sob responsabilidade dos colegiados dos cursos de graduação. Portanto, os TCCs (em papel, CD, DVD ou em outro formato) não são entregues na BU (Biblioteca Central, Bibliotecas Setoriais e Sala José Saramago).


Alunos

Os TCCs somente poderão ser incluídos no RI após a adesão dos Cursos de Graduação. O aluno deve entrar em contato com a coordenação do curso para saber se este já aderiu ao  RI para a divulgação de  TCCs, e qual dos procedimentos abaixo foi adotado  para a submissão. Confira na lista de adesão e procedimentos se o seu curso já aderiu, e posteriormente siga os passos abaixo.

Procedimentos de submissão:

  1. Submissão pelo aluno – autodepósito: o aluno realiza a submissão do TCC diretamente no RI, a qual será chancelada por um administrador/revisor indicado pela coordenação do curso de graduação. O aluno deve seguir as orientações do tutorial de submissão, em manuais, não somente a respeito do preenchimento dos campos do formulário (autor, título, etc.), mas também em relação ao formato dos arquivos.

Ou:

2. Submissão pela coordenação do curso: a coordenação do curso de graduação realiza a submissão do TCC.  O aluno deve seguir os procedimentos adotados pela coordenação de seu curso.

Observações:

  1. Os TCCs somente deverão ser submetidos quando estiverem totalmente aprovados e concluídos (aprovação da banca, revisão aprovada pelo orientador, etc.).
  2. O RI não estipula prazos para entrega ou inclusão dos TCCs. Caso existam prazos, estes dependem exclusivamente da coordenação de cada curso.
  3. Pedidos de alteração/exclusão (total ou parcial) de TCC já inserido no RI ou encaminhado para o revisor (aguardando edição) deverão ser feitos para o respectivo curso.

Administradores/Revisores (procedimentos)

Para o curso de graduação aderir ao RI para a divulgação de TCCs, primeiramente deverá indicar quem será o responsável dentro da coordenação do curso por administrar/revisar os TCCs dentro do RI. Este responsável deverá ser obrigatoriamente servidor docente ou servidor técnico-administrativo da UFSC.

O administrador/revisor indicado deverá:

  1. logar-se  no RI com seu IdUFSC e senha em Minha conta, no site https://repositorio.ufsc.br/;
  2. enviar um e-mail para  repositorio@contato.ufsc.brpara que seja habilitado como administrador/revisor dos TCCs;
  3. ler os tutoriais (submissão e revisão) para saber quais os procedimentos do RI, disponíveis em http://www.repositorio.ufsc.br/manuais/ .

A submissão do TCC pode ser realizada de duas formas distintas, a ser escolhida pela coordenação do curso.

  1. Submissão pelo aluno – autodepósito:  o aluno entrará no RI com seu IdUFSC e senha e realizará a submissão de seu  TCC na sua coleção de seu curso, passando por um chancelamento obrigatório do administrador/revisor para que o TCC seja incluído no repositório, respeitando os metadados e formatos exigidos pelo RI. Neste caso, a coordenação do curso deverá solicitar para a Biblioteca Universitária (BU) que esta inclua um administrador/revisor na coleção do respectivo curso.

Ou:

2. Submissão pela coordenação do curso: o administrador/revisor indicado pela coordenação do curso poderá realizar as submissões dos TCCs em sua coleção, com a devida autorização do aluno para a inclusão ou se assim for estipulado pelo colegiado do curso.

 Observações:

  1. É obrigatório que os TCCs possuam metadados (autor, orientador, título, assunto, etc.) e que o arquivo esteja em formato PDF/A, conforme as orientações do tutorial de submissão. Arquivos em vídeo deverão ter formato mp4, e arquivos de som formato mp3.
  2. O RI não estipula normatização referente ao arquivo dos TCCs (ABNT, Vancoveur, APA), layout de páginas (A4, A5) ou ficha catalográfica. Isso cabe ao curso de graduação.
  3. Os TCCs da UFSC ficarão compulsoriamente dentro de comunidades específicas das bibliotecas em cada campus, conforme os links FlorianópolisAraranguáBlumenauCuritibanos e  Joinville,   de forma a manter a coleção de TCCs unificada e facilitar a pesquisa e a administração geral.

Mais informações sobre o RI em: http://www.repositorio.ufsc.br/.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail repositorio@contato.ufsc.br ou pelo telefone 3721-9663.