TCC Procedimentos

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)

Regras Gerais  Alunos Administradores/Revisores Embargo

 

Regras Gerais

Conforme a Resolução Normativa n. 126/2019/CUn, de 28 de maio de 2019 (link externo), os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Graduação são recebidos de forma obrigatória apenas em formato digital (PDF/A), via depósito no Repositório Institucional da UFSC (RI/UFSC), sob responsabilidade das coordenações dos cursos de graduação. Portanto, os TCCs (em papel, CD, DVD ou em outro formato) não são entregues na Biblioteca Universitária da UFSC (Biblioteca Central, Bibliotecas Setoriais e Salas de Leitura).

Regras Específicas:

  1. Os TCCs da UFSC ficarão compulsoriamente dentro da coleção específica destinada a cada curso, dentro da comunidade (Trabalhos Acadêmicos, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (link externo)) de forma a manter as coleções de TCCs unificadas e facilitar as submissões, a pesquisa e a administração geral.

  2. A submissão dos TCCs poderá se dar de 2 (duas) formas (autodepósito ou submissão pela coordenação). Esta definição é dada pela coordenação do curso.

  3. As submissões dos TCCs da Graduação são realizadas de forma exclusiva via Repositório Institucional da UFSC (RI/UFSC) e sob a licença padrão do RI/UFSC (link externo) e deverão seguir os procedimentos dos manuais (link externo).

  4. Os TCCs somente deverão ser submetidos quando estiverem totalmente aprovados e concluídos (aprovação da banca, revisão aprovada pelo orientador, etc.).

  5. São considerados TCCs diversos tipos de documentos (monografia, artigo, projeto, imagem, vídeo, etc.) e poderão ter diversas normalizações (ABNT, APA, Vancouver, etc.) de acordo com as regras de cada curso de Graduação. O(s) formato(s) dos arquivos (PDF/A, mp4, mp3, etc.) deverá(ão) seguir os padrões estabelecidos no manual de submissão (link externo).

  6. Embargo: é a liberação parcial do trabalho (serão disponibilizados apenas o(s) resumo(s) e os dados bibliográficos: autor e título). Este tipo de liberação só é permitido conforme o artigo 7º da Resolução n. 126/2019/CUn, de 28 de maio de 2019, pelo período máximo de 1 ano.

  7. Para a solicitação de Embargo no Repositório é obrigatório a inclusão da Ata de Defesa (em arquivo separado do TCC), no momento da submissão, com os motivos do embargo que foram apresentados e aprovados pela Banca Examinadora.

  8. A confirmação do depósito, após o chancelamento do TCC no RI/UFSC, se dá através do link permanente (endereço eletrônico com o registro do TCC, no qual é gerado pelo sistema do repositório quando o TCC é aprovado e disponibilizado publicamente no RI/UFSC.

  9. A atribuição da nota no Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) referente à disciplina de TCC é realizada pelo Curso de Graduação (link externo) e somente poderá ser atribuída após a inclusão do TCC no RI/UFSC e consequente geração de link permanente. Verifique com a coordenação do seu curso de graduação, qual procedimento que eles adotaram para atribuir a sua nota no CAGR.

  10. O RI/UFSC não estipula prazos para entrega ou inclusão dos TCCs. Caso existam prazos, estes dependem exclusivamente da coordenação de cada curso. Confira a Lista de administradores/revisores (link externo).

  11. Pedidos de alteração (total ou parcial) de TCC já inserido no RI ou encaminhado para o revisor (Aguardando Edição) deverão ser feitos para o respectivo curso. Confira a Lista de administradores/revisores (link externo).



Alunos

O aluno deve entrar em contato com a coordenação de seu curso de graduação para saber qual procedimento o seu curso adotou para o deposito dos TCCs no Repositório Institucional da UFSC (RI/UFSC) (autodepósito ou submissão pela coordenação). Podendo também verificar na Lista de administradores/revisores (link externo). Após a verificação siga os passos abaixo.

Procedimentos de submissão (de acordo com a Resolução Normativa n. 126/2019/CUn, de 28 de maio de 2019):

  1. Submissão pelo aluno – autodepósito: o aluno realiza a submissão do TCC  diretamente no RI/UFSC, a qual será chancelada por um administrador/revisor indicado pela coordenação do curso de graduação. O aluno deve seguir as orientações do manual de submissão, em manuais (link externo), não somente a respeito do preenchimento dos campos do formulário (autor, título, etc.), mas também em relação ao formato dos arquivos e embargo.

Ou:

  1. Submissão pela coordenação do curso: a coordenação do curso de graduação realiza a submissão do TCC, com a devida autorização do aluno (link externo). O aluno deve seguir os procedimentos adotados pela coordenação de seu curso, entregando os documentos solicitados pela coordenação.

Atenção!

As motivações do Embargo deverão ser apresentadas à Banca Examinadora do TCC, que incluirá sua decisão na Ata de Defesa. Para mais informações clique em embargo, no Embargo (link externo).



Administradores/Revisores (procedimentos)

Para o curso de graduação ativar a sua coleção de TCC no Repositório, primeiramente deverá indicar quem será o responsável dentro da coordenação do curso por administrar/revisar os TCCs dentro do RI/UFSC. Este responsável (administrador/revisor) deverá ser obrigatoriamente servidor (docente ou técnico-administrativo) da UFSC.

A submissão do TCC pode ser realizada de duas formas distintas, a ser escolhida pela coordenação do curso.

  1. Submissão pelo aluno – autodepósito:  o aluno entrará no RI com seu IdUFSC e senha e realizará a submissão de seu  TCC na sua coleção de seu curso, passando por um chancelamento obrigatório do administrador/revisor para que o TCC seja incluído no repositório, respeitando os metadados e formatos exigidos pelo RI.

Ou:

2. Submissão pela coordenação do curso: o administrador/revisor indicado pela coordenação do curso poderá realizar as submissões dos TCCs em sua coleção, com a devida autorização do aluno (link externo) para a inclusão. E deverá seguir as instruções constantes no manual de submissão (metadados, arquivos e embargo), solicitando os documentos exigidos ao aluno.

Após a escolha pelo curso da forma de submissão, o responsável deverá seguir os seguintes passos:


1 IDUFSC e e-mail institucional:

Para revisar e/ou submeter um TCC ao Repositório é necessário criar um IdUFSC e um e-mail institucional, na página: http://idufsc.ufsc.br/pessoal/gerar.


2 Primeiro acesso

Para ser cadastrado dentro do sistema do Repositório é necessário se logar uma primeira vez. Seguindo os passos abaixo:

No site do Repositório https://repositorio.ufsc.br/ em Minha Conta, clique em entrar. Em Escolha o modo de login clique em Autenticação Usuários UFSC (idUFSC) (link externo) e faça seu login com o seu IdUFSC e senha.

Exemplo: joao.silva sem o @… e senha. O seu nome aparecerá acima do logo do Repositório.


3 Habilitação

Para que você possa realizar as atividades de revisão e/ou submissão dos TCC na coleção de seu respectivo curso, você deverá solicitar a sua habilitação como administrador/ revisor no Portal de Atendimento da BU (link externo) (serviço: Repositório Institucional da UFSC):

  • Informar o nome completo e e-mail;
  • Indicar a forma de submissão adotada pelo curso (autodepósito ou submissão pela coordenação);
  • Comunicar o nome do curso de graduação;
  • Verificar se a coleção já possui administrador/revisor (link externo) e se é necessário realizar o procedimento de Alteração de Administradores/Revisores.

Depois de habilitado, deverá ler os manuais de submissão e/ou revisão (link externo) para conhecer os procedimentos adotados pelo RI/UFSC.


Alteração de Revisores (TCCs anteriores à inclusão):

A Biblioteca Universitária deverá ser comunicada da alteração de administradores/revisores abrindo um atendimento em: Portal de Atendimento da BU (link externo) (serviço: Repositório Institucional da UFSC)

Ao habilitar um novo revisor em uma coleção, este revisor só conseguirá visualizar os TCCs incluídos a partir de sua data de habilitação. Não conseguindo visualizar os TCCs anteriores a sua inclusão.

Por isso, quando tiver alteração dos revisores, o revisor que for substituído (antigo revisor) deverá verificar se existe TCCs pendentes no fluxo de submissão, adotando um dos seguintes procedimentos:

  1. Aprovar os TCCs que foram submetidos antes da inclusão do novo revisor;

ou

  1. Após a inclusão do novo revisor na coleção, atribuir a tarefa para si, e depois devolver ao conjunto. Assim o novo revisor, que foi cadastrado depois das submissões originais, passa a ter acesso às submissões devolvidas.



Embargo

Descrição

Embargo: é a liberação parcial do trabalho (serão disponibilizados apenas o(s) resumo(s) e os dados bibliográficos: autor e título. Este tipo de liberação só é permitido conforme o artigo 7º da Resolução Normativa n. 126/2019/CUn, de 28 de maio de 2019 (link externo).


Período

O período máximo do Embargo é de 1 ano e começa a contar a partir da data da Ata da Defesa.


Pré-requisitos

Deverá constar na Ata da Defesa as motivações do embargo, que foram apresentadas e aprovados pela Banca Examinadora do TCC.

Somente será permitido o embargo dos TCCs, pelos seguintes motivos.

  1. Declaração emitida pela Secretária de Inovação (SINOVA)
  2. Previsão de publicação em livro ou periódico
  3. Manifestação do(a) autor(a) ou do(a) orientador(a).

OBS. Caso o curso não exija apresentação, e consequentemente não possua ata de defesa, deverá ser anexado o documento referente à aprovação, conjuntamente com os motivos do embargo assinado pelos responsáveis.


Documentos exigidos

Caso o seu TCC possua a solicitação de Embargo, deverão ser submetidos os seguintes documentos no Repositório Institucional da UFSC (RI/UFSC) e/ou entregues na coordenação de seu curso:

  1. Para embargo referente a Declaração emitida pela Secretaria de Inovação (SINOVA): inclua o arquivo de TCC, a Ata de Defesa e a Declaração da (SINOVA) em arquivos separados.
  2. Para embargo referente à previsão de publicação em livro ou periódico: inclua o arquivo de TCC e a Ata da Defesa em arquivos separados.
  3. Para embargo referente à manifestação do(a) ou do(a) orientador(a): inclua o arquivo de TCC e a Ata da Defesa em arquivos separados.

Os documentos deverão respeitar os seguintes formatos (extensão)

  • O arquivo do TCC deverá estar em PDF/A.
  • O arquivo da Declaração da SINOVA em PDF.
  • O arquivo da Ata de Defesa em PDF.

Mais informações sobre o RI em: http://www.repositorio.ufsc.br/.

Em caso de dúvidas, abra uma solicitação em Portal de Atendimento da BU (serviço: Repositório Institucional da UFSC) e/ou telefone 3721-9663.