Regras para a criação de comunidades e coleções
Alguns conceitos relativos ao dspace
Item: um conteúdo qualquer do acervo. Pode ser um vídeo, tutorial, revista. monografia, livro, apresentação, etc… Coleção: um grupo de itens. Comunidade: um grupo de coleções e/ou comunidades (de forma recursiva). A árvore será criada na comunidade Acervos de acordo com a seguinte estrutura hierárquica inicial: Campus/Centro ou Unidade. Por exemplo:
- Acervos
- Campus Florianópolis
- CTC (Centro)
- CED
- CFH
- Reitoria (unidade)
- Setic
- Biblioteca Universitária
- Campus Araranguá
- Campus Blumenau
- Campus Curitibanos
- Campus Joinville
- Campus Florianópolis
Regras para criação e controle
- A Biblioteca Universitária é a instância responsável por administrar e definir a estrutura do Repositório Institucional, que é constituído de comunidades, subcomunídades e coleções de itens (documentos). Portaria Normativa n° 195/2019/GR, de 09 de maio de 2019
- Abaixo do nível “Centro ou Unidade” dentro dos Campus, poderão ser criadas comunidades específicas, no qual a autoridade para criação será delegada para um responsável (administrador) e o mesmo criará as comunidades e/ou coleções necessárias para a inclusão dos documentos.
- A publicação de conteúdo é restrita a servidores (técnicos/administrativos e docentes) e alunos. A criação de novas coleções e comunidades pode ser requisitada apenas por servidores, que por sua vez podem autorizar outros usuário (incluindo alunos) a interagir, alterar e publicar conteúdo nas mesmas.
- Coleções serão criadas apenas dentro de subcomunidades de “Centros ou Unidades” . Nunca haverá uma coleção dentro dos níveis principais (Acervo, Campus ou Centros).
- O administrador de cada comunidade/coleção será responsável por aprovar ou rejeitar as submissões de itens, feitas por qualquer pessoa da comunidade universitária. O conteúdo dos itens são de responsabilidade do administrador da comunidade/coleção. Por isso, é necessário conhecer todos os detalhes do conteúdo enviado, inclusive em relação aos direitos autorais envolvidos. Para disponibilizar conteúdo cujo direito autoral não detenha solicite o preenchimento de termo aos responsáveis.
- Todo item incluído no repositório e descrito em seus metadados deverá ter o seu conteúdo digital depositado no repositório.
- Lembre-se que o Repositório tem o objetivo de dar acesso a informação e não somente armazená-la. Assim, é obrigatório a descrição do conteúdo digital com a identificação dos autores, título, palavras-chave, etc. conforme tutorial de submissão. Procure tornar o seu item simples de ser encontrado.
- Para criar uma comunidade dentro da árvore do repositório, deve-se abrir um atendimento em Portal de Atendimento da BU (serviço: Repositório UFSC)
- A inclusão de novas comunidades e a definição de seu nível hierárquico dentro do Repositório estão sujeitas a parecer favorável da Biblioteca Universitária.
- Não serão mais autorizados servidores dentro dos altos níveis do repositório (campus, centros e/ou unidades), somente serão autorizados em comunidades e coleções específicas.
- Questões referentes aos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação e especialização seguem os seguintes procedimentos, conforme link
O que pode ser incluído no repositório?
- Conteúdo científico ( Artigos; Revistas; Jornais; Monografias/Teses/Dissertações; Livros; Vídeos; Fotos; Dados de laboratórios; Softwares produzidos na UFSC);
- Conteúdos públicos da universidade que tenham preferencialmente um cunho histórico (memória): tais como: Editais; Resoluções; Gravações/Fotos de eventos; Publicações; Atas, etc.
O que NÃO pode ser incluído no repositório?
- Backups;
- Fotos/vídeos pessoais;
- Qualquer item com proteção de direitos autorais;
- Qualquer coisa que não tenha contexto com a UFSC;
- Informações sem utilidade pública;
- Links
- conteúdos efêmeros.