Biblioteca Universitária disponibiliza aproximadamente 20 mil fotografias digitais no Repositório Institucional da UFSC

11/02/2019 10:58

Vistas Aéreas de Cidades; Florianópolis

 A Biblioteca Universitária (BU) por meio do trabalho colaborativo da equipe da Divisão de Automação e Informática e daSuperintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) disponibiliza à comunidade um acervo de aproximadamente 20mil fotografias para download no Repositório Institucional da UFSC.

As fotografias eram de propriedade da empresa “Tempo Editorial” e foram doadas e incorporadas ao acervo iconográfico da BU/UFSC. A doação foi de aproximadamente noventa mil fotografias em suporte físico (diapositivos/slides), das quais vinte mil já estavam digitalizadas, possibilitando o trabalho de migração das imagens para o Repositório Institucional da UFSC.

O estado de Santa Catarina e a cidade de Florianópolis são os locais mais representados no acervo, sendo fotografados os mais variados assuntos:

a) Religião: Procissões, festas religiosas (festa do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora dos Navegantes), igrejas em todo o estado de SC;

b) Política: Eleições, greves, passeatas, impeachment;

c) Festas populares: Oktoberfest, carnaval (desde 1990), farra do Boi, boi de mamão, marejada, festa da uva e do vinho, festa do pinhão, tirolerfest;

d) Natureza: Fotografias que ilustram as paisagens e a geografia do estado de SC, como cânions, serras, montanhas, planalto, lagoas, rios, cachoeiras, ilhas, mangues, cavernas, neve, geada, parques e reservas ecológicas de SC, botânica etc;

e) Colonização em SC: Arquitetura açoriana, italiana, alemã, austríaca/tirolesa, polonesa, japonesa, etc;

f) Agricultura e indústrias regionais: Mineração (carvão), têxtil, cerâmica;

g) Museus: Museus de Florianópolis e de todo o estado de Santa Catarina;

h) Cidades: Vistas terrestres, panorâmicas e aéreas de diversas cidades de todas as regiões do estado (litoral, norte, sul, meio-oeste, extremo-oeste). Pontos turísticos e vida urbana dos habitantes.

O acervo está organizado pela Classificação Decimal de Dewey (CDD), dividindo as fotografias em classes de assuntos principais que vão do “000 – Generalidades” a “900 – História e Geografia”.

Clique aqui para conhecer!

Mais informações:

(48) 3721-2465

fonte: site BU