Controle de Acesso a Coleções

Primeiramente você deve estar logado no repositório, depois procure pela coleção que você deseja alterar as configurações de acesso. Uma vez que você tenha clicado sobre o nome dela, no menu contexto à esquerda, clique sobre editar coleções. Na segunda guia (atribuir função) aparecerá uma lista com várias opções de controle de acesso.

A tarefas correspondem às seguintes funções:

  • Administrador: tem acesso total à coleção, podendo incluir e excluir itens, fazer alterações e até editar os membros de cada tarefa.
  • Tarefa de Aceitar/Rejeitar: as pessoas com essa tarefa podem aceitar ou rejeitar os itens que são submetidos à coleção.
  • Tarefa de Aceitar/Rejeitar/Editar Metadado: as pessoas com essa tarefa podem editar os metadados de submissões e aceita-los ou rejeita-los.
  • Tarefa de Editar Metadado: as pessoas com essas tarefas só são capazes de editar os metadados, mas não podem rejeita-los ou aceita-los.
  • Depositantes: permite as pessoas que fazem parte da tarefa submeter novos itens à coleção.
  • Acesso padrão de leitura: por padrão o acesso à coleção é liberado, mas é possível restringir ou retirar esse acesso. Fazendo isso, somente algumas pessoas poderão ver os itens daquela coleção.

Para fazer a ação de adicionar alguém, basta clicar no botão Criar correspondente à tarefa, inserir o nome da pessoa ou do grupo no campo de busca, procurar na lista o grupo ou pessoa, clicar em adicionar (ao lado do nome da pessoa/grupo) e por fim clicar em salvar no final da pagina.

Para ver as submissões que estão aguardando confirmação, basta ir no menu lateral esquerdo Minha Conta e clicar sobre o link Submissões. Ali aparece uma lista com os itens aguardando a confirmação de aceitação ou rejeição. Se você rejeitar um item, é necessário que explique porquê o item foi rejeitado.

Por fim, no final da lista de tarefas você encontra um link chamado de Editar diretamente políticas de autorização, onde você pode apagar ou inserir permissões específicas para um grupo específico.