Controle de acesso a comunidades

Lembre-se de fazer o login no repositório! Então, procure a comunidade a qual você deseja controlar o acesso. No menu de Contexto, na lateral esquerda, clique sobre editar comunidade. Na segunda guia (atribuir função) estão disponíveis as configurações de acesso a comunidade.

Nas comunidades, a única função possível para adicionar alguém é a de administrador. Uma vez que você tenha adicionado alguém como administrador, ele terá acesso total à comunidade! Ao clicar em Criação, o repositório criará um grupo onde poderá ser buscado o nome das pessoas que serão os administradores daquela comunidade. Basta inserir o nome da pessoa e clicar em E-people. Uma lista aparecerá logo embaixo com os membros que possuem aquele nome e podem ser adicionados. Se quiser procurar por grupo, basta inserir o nome do grupo e clicar no botão Grupo.

Uma vez que você tenha adicionado as pessoas, seus contatos aparecerão como pendentes e só serão validados quando você clicar sobre Salvar no final da página. Se quiser remover alguém dos administradores depois de criado o grupo, basta clicar sobre o grupo e depois no botão Excluir logo ao lado do nome e e-mail do administrador. E da mesma forma que na inclusão, as alterações só serão efetivadas quando você clicar em Salvar.

Por padrão, todas as pessoas podem acessar de modo anônimo as comunidades, coleções e itens dentro delas, mesmo não estando logados no repositório. Para impedir esse acesso, basta clicar sobre o link edição de políticas de autorização, logo abaixo dos administradores, também dentro da segunda guia onde estão as configurações de acesso a comunidade. Uma vez que tenha entrado no link, na lista que apareceu basta selecionar a caixa de seleção do grupo Anonymous e clicar no botão Selecionar Exclusão e depois em Excluir.

Por fim, para adicionar uma nova política de acesso você precisa estar dentro do link edição de políticas de autorização, e clicar no link sob o box chamado sugestivamente de clique aqui para adicionar uma nova política. Então basta dar um nome, selecionar o tipo da permissão/ação, selecionar um grupo e salvar.