Criando Coleções

O processo para criação de uma coleção é muito parecida com o processo de criação de categorias. Basicamente você precisa estar logado no repositório com o seu idUFSC, clicar em Comunidades e Coleções no menu Navegar à esquerda e localizar a comunidade mãe da sua coleção (aquela que irá abrigar a sua coleção). Então clique sobre a comunidade mãe e verifique se na coluna à esquerda, dentro do menu Contexto, a opção Criar Coleção está disponível. Se não estiver, significa que você não tem permissão para criar coleções dentro desta comunidade mãe e deve solicitar esse acesso ao responsável.

Se a opção apareceu, clique em criar coleções. Informe o nome da sua comunidade e uma breve descrição da mesma. Também é possível adicionar um texto introdutório, aceitando linguagem HTML para, por exemplo, formatação de fontes e estilos, além de um texto de licençanotícias, proveniência (se houve um financiador desse trabalho) e imagem. Então basta clicar em criar. A seguir são apresentadas as tarefas da comunidade, mas elas serão abordadas em outro tutorial.

Se você quiser editar sua coleção, basta clicar sobre ela na árvore (entrar na comunidade e depois na coleção que quer editar) e no menu lateral à esquerda aparecerá a opção Editar Coleção. Ali você consegue editar as informações que você preencheu anteriormente. Nesta página de edição também é possível deletar a coleção, clicando sobre o botão Excluir Coleção logo abaixo dos campos de preenchimento. Não esqueça de clicar sobre Salvar Atualizações para salvar as informações que você editou.