Opções Avançadas E Movimentação De Itens

Metadados
Este tutorial mostra opções avançadas e adicionais do repositório. Vamos começar falando dos Metadados. Eles são os campos/ atributos que descrevem os nossos itens. Quantos mais metadados e melhor descritos eles forem, mais fácil será para encontrar os seus itens, de publicar o conteúdo na web e mais rápido o público alvo irá encontrar a informação desejada. O DSpace por padrão usa o conjunto de metadados Dublin Core, que especifica uma quantidade de campos e a funcionalidade de cada um deles.

Se houver alguma dúvida sobre o que significa cada coisa, basta acessar o site dublincore.org. Lá você poderá encontrar todas as especificações e planilhas mostrando para que serve cada campo. Os campos Dublin Core seguem um padrão hierárquico separado por pontos. O primeiro item, antes do primeiro ponto, mostra que é um campo do Dublin Core (por isso inicia sempre com dc.). O segundo campo é uma descrição genérica do que ele significa. E o terceiro item é uma especificação mais detalhada do segundo item. Se for necessário adicionar mais campos ao repositório, basta entrar em contato com a gente através dos canais de comunicação que nós avaliaremos a demanda e retornar.

Esse conjunto de campos do repositório é personalizado por coleção. Editando a coleção, você verá a opção de Modelo de Item. Nessa opção, você poderá especificar de ante-mão quais serão os valores pré-definidos pra os itens dessa coleção. Por exemplo, posso procurar o nome do campo relacionado ao editor dos itens, escrever na caixa de texto embaixo quem é o responsável por editar os itens daquela coleção e  então todos os itens adicionados já aparecerão com esses metadados preenchidos automaticamente.

O DSpace suporta também a submissão, aprovação e edição de metadados por coleção. Basta a pessoa entrar na sua coleção, e na 2 aba chamada de Assinalar Regras  editar o responsável pela tarefa de editar metadados.

Mapear itens
As vezes acontece de ser interessante que um mesmo item apareça dentro de duas coleções diferentes. Para fazer isso, não vamos adicionar duas vezes o mesmo item em coleções diferentes, mas mapear esse item para outra coleção. Esse processo pode ser feito na tela da coleção (aquela que não possui o item). Então clique em Mapear Item, no menu lateral esquerdo Contexto. Busque pelo nome do item que você deseja, ou mesmo pelo nome do autor do item. Marque a caixa de seleção correspondente ao item desejado (pode ser marcado mais de um) e clique no botão mapear intens selecionados. Pronto, assim os itens aparecerão em ambas as coleções.

Mover itens
Assim como você pode mapear um item de uma coleção para outra, você também pode mover itens entre coleções. Isso é feito através da tela de edição do item. entre no item que você deseja, clique em editar este item no menu lateral esquerdo Contexto. Então clique no botão mover,  a tela vai mudar para que você possa escolher a coleção para a que deseja mover o item. Uma vez escolhida a coleção, clique no botão mover.

Estatísticas
São contadas a partir do log de acessos ao sistema. Elas também informam a localização de cada acesso. Cada objeto tem o seu menu de estatísticas, com um um link chamado ver estatísticas de uso. Dentro desse link aparecem as informações gerais sobre acesso, bem como os itens mais visualizados. Comunidades, coleções e  itens possuem menus de estatística.  As estatísticas são muito úteis para perceber se o público alvo esta sendo atingido ou não.

Exportar Comunidades, Coleções e Itens
No menu de contexto aparecerá a opção de exportar comunidade, onde ele irá exportar todos os itens da comunidade, bem como os metadados da mesma com os arquivos. E se você escolher por exportar apenas os metadados ele irá gerar um arquivo em CSV, uma planilha, com todos os metadados de itens, comunidades e coleções que estão abaixo dessa comunidade. Para exportar coleções e itens o processo é o mesmo.

Importar Metadados
Uma vez que você tenha exportado os conteúdos do repositório e, por algum motivo, queira importar para uma nova comunidade/coleção, precisará enviar um e-mail à SeTIC pedindo que seja feito esse processo. Caso você queria importar arquivos de uma outra ferramenta, que não o DSpace, nós precisaremos fazer testes de compatibilidade antes de liberar a importação desses arquivos.

O nosso DSpace está preparado para se integrar com outros repositórios através do protocolo OAI-PMH, basta passar pra eles a URL do nosso OAI, que é: https://repositorio.ufsc.br/oai